Para suprir a demanda de recursos elétricos, novos conceitos são implementados e desenvolvidos. A maioria das empresas e consumidores já estão atentos às principais inovações tecnológicas do setor energético para instalar as soluções inovadoras em seus lares, mercado e organizações. A geração de energias limpas e inesgotáveis ganhou mais um aliado na eficiência de sustentabilidade: as telhas solares.

Parecidas com os modelos convencionais, as telhas geram energia e ainda agradam os consumidores que prezam pelo estilo arquitetônico de suas casas ou empresas. O produto integra mini painéis solares embutidos em seu interior, de diversas formas e modelos. A maioria é feita de cerâmica e possuí 4 células fotovoltaicas, a instalação acontece embaixo do telhado até o conversor.

Esse projeto é mais uma inovação do setor energético que está ganhando destaque internacional e promovendo a sustentabilidade. A estimativa é que com a instalação dessas telhas solares em uma área de 45m², a geração de energia alcançaria cerca de 3kw e supriria a demanda energética de uma casa.

Para implantar as telhas fotovoltaicas, o procedimento realizado é como de costume: são telhas comuns, como as outras vendidas no mercado, mas com o potencial de gerar energia limpa e sustentável para todos os consumidores.

Empresas fabricantes de Telhas Fotovoltaicas

Duas grandes empresas italianas se uniram para desenvolver as telhas fotovoltaicas, a Area Industrie Ceramiche e a REM. O produto é chamado de Tegola Solare e o modelo já conquistou toda a Europa.

Outra gigante do segmento de renováveis a empresa americana SRS Energy, que também lançou no mercado uma telha fotovoltaica, a Solé. A telha é feita de um polímero de alta performance, possui uma cor azul escuro, é inquebrável, leve e reciclável. O produto foi desenvolvido para ser compatível apenas com as telhas de cerâmica da fabricante E.U.Tile, uma parceira da empresa SRS Energy.