O TEDx chega a Fortaleza, em março, com objetivo de compartilhar experiências, gerar discussões profundas e criar conexões entre os participantes. A cada edição cerca de oito mil participantes disputam pelas mil vagas disponíveis.

Com data marcada para o dia 24 de março, o evento promete inspirar estudantes e profissionais de todas as áreas. Para participar do TEDx Fortaleza é necessário realizar uma pré-inscrição e preencher algumas informações. Após o preenchimento dos dados, o participante é avaliado e, caso seja escolhido, terá sua vaga garantida para participar do evento. Para saber mais sobre o TEDx Fortaleza acesse: tedxfortaleza.com.br

Tudo começou com uma conferência de quatro dias na Califórnia, há cerca de 30 anos atrás. O grupo TED foi fundado em 1984 e atualmente apoia ideias que mudam o mundo por meio de diferentes iniciativas. Com o lema “ideias que merecem ser disseminadas”, as apresentações são limitadas a dezoito minutos e os vídeos são divulgados na Internet.

O programa TEDx foi fundado em 2009 e funciona como o TED, mas os eventos são locais e organizados de forma independente. A ideia é reunir pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED, mas em diferentes regiões do mundo.

O TED conseguiu um alcance ainda maior de disseminação de boas ideias, de tal forma que, em 2010, foram realizadas as primeiras conferências em países mais afastados como o Líbano, Arábia Saudita e Arménia.

TEDx no Brasil

O Brasil tem vivenciado as experiências TED desde novembro de 2009, o TEDxSãoPaulo. O evento aconteceu na capital paulista, com o tema “O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?”. Em maio de 2010, ocorreu o segundo evento TEDx no país: O TEDxSudeste, no Rio de Janeiro, com tema “Colaborando para transformar”. O Pará já realizou três eventos TEDx, que foram gravados na capital Belém e levam o nome “TEDx Ver-o-Peso”, em alusão ao famoso mercado do “Ver-o-Peso”, um dos mais conhecidos cartões-postais da cidade.