Desde 2012, a cidade de São Paulo recebe o evento Virada da Mobilidade com o objetivo de mobilizar a população a participar de atividades e atrações que evidenciam a importância da locomoção de pessoas nos grandes centros urbanos, de forma inteligente e mais sustentável. A próxima edição, que também será realizada no ABC e Niterói (RJ), acontecerá de 17 a 23 de setembro na capital paulista e de 18 a 25 no RJ.

A programação em São Paulo integra debates sobre mobilidade, concurso de fotografias de espaços urbanos, ações com crianças no museu Catavento. De 18 a 23 de setembro, as crianças entre 5 e 10 anos poderão participar de atividades gratuitas no museu Catavento, em parceria com a Fundación MAPFRE. Trata-se do programa Na Pista Certa, que proporcionará vivências lúdicas e pedagógicas sobre educação no trânsito em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante.

A Virada da Mobilidade é uma realização do Caronetas, do Instituto Cidade em Movimento e da Scipolulis, com apoio Institucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Fundação Mapfre além de contar com diversas empresas e organizações que apoiam o evento.  Mais informações no site.

Sobre a Virada da Mobilidade

Realizada desde 2012, sempre com a participação e apoio de empresas e organizações da sociedade civil, a Virada da Mobilidade é um grande evento que tem o objetivo de sensibilizar autoridades e população sobre a necessidade de se promover a multimodalidade e a integração de modais nas cidades brasileiras priorizando o transporte eficiente e sustentável. A Virada tem seu foco central na redução do uso do transporte individual privado, em especial, nas grandes capitais, que hoje sofrem com graves congestionamentos de tráfego e poluição.

São Paulo

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 222,362 km², o que equivale a 2,9% da superfície do Brasil, sendo pouco maior que o Reino Unido.