A mobilidade urbana tem apresentado uma série de iniciativas com objetivo de tornar o trânsito mais ágil e seguro. Partindo disso, a startup chinesa  Mobike Technology está adicionando bicicletas elétricas à sua frota. A ideia é que as bicicletas elétricas ajudem os consumidores a transitar por trajetos de curta ou média distância.

Para garantir a segurança, as bicicletas elétricas da empresa são equipadas com as mesmas células de bateria da empresa de carros elétricos, Tesla. Além disso, o transporte pode ir até 70 quilômetros com cada carga. A empresa tem testado o serviço de bicicletas elétricas em cidades como Guiyang, capital da província de Guizhou, na China, há muito tempo e a resposta até agora é muito boa, de acordo com Mobike.

Serviço de compartilhamento de bicicletas

O sistema de compartilhamento de bicicletas é uma das alternativas de mobilidade urbana que vem ganhando cada vez mais espaço em grandes cidades nacionais a internacionais. A cidade brasileira de São Paulo, por exemplo, utiliza esse modal como parte do Plano Diretor Estratégico e integra o sistema cicloviário da cidade.

Presente não apenas na capital paulista, mas também nas principais capitais do Brasil e do mundo, o sistema tem se revelado um  sucesso. O compartilhamento de bicicletas promove sustentabilidade, coletividade, qualidade de vida e incentivo à prática de exercícios físicos.

O que não faltam são razões para implantar um programa de bicicletas compartilhadas, geralmente o maior objetivo é a redução do congestionamento, melhoria da qualidade do ar e aumento de oferta de opções de transporte não motorizados. Além disso, o compartilhamento de bicicletas apresentam baixo custo de implementação e menor prazo de implantação.

Hoje, mais de 400 cidades do mundo inteiro têm seus próprios sistemas de bicicletas compartilhadas. Os maiores sistemas se encontram na China, nas cidades de Hangzhou e Xangai. Em Paris, Londres e Washington, D.C., sistemas de grande sucesso ajudaram a promover o ciclismo como opção viável e valiosa de transporte.