Os fortalezenses podem se preparar. Entre os dias 24 e 26 de junho, Fortaleza será sede do Mobilize Summit. O encontro internacional é organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e discutirá políticas públicas para a mobilidade urbana sustentável. O evento será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza. O tema do evento é “Recuperando Ruas para Acesso e Mobilidade”. Saiba mais no site do Mobilize.

A cidade de Fortaleza foi escolhida pelo órgão graças ao título recebido desde de 2014. A capital cearense ganhou o Prêmio Transporte Sustentável pela implementação de boas práticas em suas ruas; redução do CO2 e aumento da segurança nas estradas, priorizando o transporte público, o ciclismo e a caminhada. Em 2018, Fortaleza alcançou uma meta de 108 km de corredores de ônibus dedicados, que incluem terminais de ônibus reformados e um sistema de transporte integrado.

Além disso, eles entregaram impressionantes 225 km de infraestrutura cicloviária e sistemas integrados de compartilhamento de bicicletas com transporte público. Os elementos de segurança rodoviária implementados incluem um limite de velocidade reduzido, estradas estreitas para carros, passagens de pedestres elevadas e redesenhos de interseções. Como resultado, as mortes por colisões de tráfego foram reduzidas de 14,66 (por 100.000) em 2014 para 9,71 em 2017.

Sobre o Instituto

O maior objetivo do ITDP é promover o transporte ambientalmente sustentável e equilibrado em todo o mundo. A ações desenvolvidas são implantadas em parceria com os governos municipais para implementar projetos de transporte e desenvolvimento urbano que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e a poluição, ao mesmo tempo que impulsionam a habitabilidade urbana e as oportunidades econômicas.

O Mobilize é a cúpula anual de transportes sustentáveis do Instituto de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que reúne profissionais de transporte e desenvolvimento urbano ao lado de pesquisadores de classe mundial para celebrar as melhores práticas e acelerar a implementação de projetos de transporte sustentável.

Todos os anos, o ITDP e o Comitê do Prêmio Transporte Sustentável selecionam uma cidade que implementou projetos inovadores de transporte sustentável no ano anterior. Essas estratégias melhoram a mobilidade de todos os residentes, reduzem as emissões de gases de efeito estufa e de poluição do ar e melhoram a segurança e o acesso para ciclistas e pedestres.

A cidade vencedora em menções honrosas são homenageadas em uma cerimônia em Washington, DC, em janeiro.