O intuito da fibra óptica é manter a instantaneidade em qualquer informação

A fibra óptica tem ganhado evidência no universo da inovação e telecomunicação, por sua durabilidade e qualidade na transmissão. Segundo o levantamento elaborado pelo Database, Fortaleza é um importante ponto de deslocamento de alto tráfego de informações e possui 12 cabos de fibra óptica que trafegam emergidos, ficando atrás somente de Fujairah, nos Emirados Árabes, que dispõe de 13 unidades. A capital cearense recebeu o título de segundo maior polo de concentração de cabos submarinos que ligam a Cidade com África, Europa e América do Norte.

A tecnologia está em constante avanço nos últimos anos em grandes empresas de telecomunicações, com destaque para empresa Angola Cables. Em média, 90% do tráfego de dados, viajam quilômetros entre os oceanos.

Além do SACS (South Atlantic Cable System), a empresa colocará em operação ainda este ano o Monet, um sistema de cabo desenvolvido em parceria com Google, Algar Telecom e Antel, que liga Santos, no litoral paulista, a Miami, nos Estados Unidos, passando pela capital cearense.

Fortaleza ainda receberá ainda um data center, que poderá armazenar dados de provedores de conteúdo locais. Os cabos fazem parte do investimento de mais de 300 milhões de dólares da Angola Cables no Estado. Operação da multinacional também envolve Data Center a ser inaugurado, na Praia do Futuro.

Além de presença no mercado tecnológico com a conexão de cabos submarinos, a instalação do Data Center é muito esperada pelo mercado e já atrai atenção de grandes empresas internacionais, a exemplo da Google.

Fibra Óptica

A fibra óptica é um filamento de fio feito de vidro, sendo ele flexível e contendo a espessura de um fio de cabelo. A fibra possui um núcleo de refração por toda sua extensão por onde demanda a transmissão de luz em longa distância.

Assim, pode-se transferir grande quantidade de dados e informações em nível mínimo de perda. Esse resultado se dá pelo fato da fibra óptica não sofrer interferências externas, como: distância, indução eletromagnética e deterioração, pois a velocidade de transmissão é proporcional à da luz.