O Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP) aponta Fortaleza como a cidade vencedora do Sustainable Transport Award, em portuguê Prêmio de Transporte Sustentável. O título é uma competição global de projetos e intervenções inovadoras que promovem a mobilidade urbana de forma sustentável e inclusiva.

Fortaleza recebeu o título durante o Congresso Mobilize, que reuniu especialistas de todos os continentes em Dar Es Salaam, a maior cidade da Tanzânia, na África. O evento é um dos principais fóruns internacionais de discussão de soluções para a mobilidade urbana do século XXI.

Além do destaque à Fortaleza, a cidade de Buncheon, na Coréia do Sul, também recebeu uma menção honrosa. As cidades vencedoras do Prêmio de Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award) dos anos anteriores incluem Dar es Salaam, Santiago (Chile), Seul (Coreia do Sul), Paris (França), Guangzhou (China), São Francisco e Nova York (EUA); Cidade do México (México) e Yichang (China).

Intervenções em Mobilidade Urbana Sustentável

Desde 2014, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, tem investido em melhorias para fortalecer o transporte ativo e sustentável pela Cidade. Entre as ações desenvolvidas pela prefeitura de Fortaleza que foram um sucesso, estão a implantação do Bilhete Único, faixas exclusivas para os coletivos, reforma de terminais e pontos de parada, aplicativo de monitoramento em tempo real dos ônibus, equipados com ar-condicionado e wifi oferecem mais conforto e praticidade aos usuários.

Além disso, a expansão da rede cicloviária em mais de 240% nos últimos cinco anos, além da disponibilização de quatro sistemas de bicicletas compartilhadas (Bicicletar, Bicicleta Integrada, Mini Bicicletar e Bicicletar Corporativo) oferecem mais opções de forma gratuita e estimulam o deslocamento e a saúde da população. O sistema de carros elétricos compartilhados, o VAMO, também ajudou a trazer a pauta da sustentabilidade para os veículos automotores, apresentando a nova tecnologia e o compartilhamento como opções alternativas e de baixo custo aos usuários.

Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento

O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento foi fundado em 1985. É uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, acidentes de trânsito e a desigualdade social. A instituição oferece apoio a cidades em todo o mundo para projetar e implementar sistemas de transporte de alta qualidade e soluções de políticas que tornem as cidades mais habitáveis, justas e sustentáveis.