A empresa Cadaval Sola Morales, com sede em Barcelona e no México, lançou a Casa de la Roca, uma bela casa de madeira escura coberta por um teto verde e localizada em uma floresta remota no México. A estrutura de um único andar possui uma fachada preta trabalhada com árvores e um telhado com plantas e decoração natural para ajudar a camuflar a casa para a paisagem florestal pacífica e isolada.

Ao projetar a Casa de la Roca, os arquitetos buscavam criar uma casa que facilmente se misturaria com a paisagem nos próximos anos. Por isso os arquitetos escolheram materiais baseados na durabilidade. A estrutura, que fica em uma fundação de concreto de baixa manutenção, é revestida de madeira recuperada de árvores mortas.

As paredes externas foram revestidas com tinta para adicionar longevidade à estrutura. O exterior escuro  permite que a casa se esconda no interior da floresta , mas isso não foi suficiente para os arquitetos. Uma vez que a habitação foi construída, a equipe terminou todo o telhado com vegetação.

De acordo com os arquitetos, o layout da casa de três longos corredores que convergem para o espaço principal, também foi inspirado pela paisagem. A equipe queria que a casa tivesse três vigias particulares em cada extremidade para fornecer visões distintas da floresta. Os três “braços” da casa se reúnem em um ponto central, que é também onde as pessoas podem se reunir e se socializar.

O espaço interior é ao mesmo tempo elegante e acolhedor. Uma quantidade mínima de mobília está espalhada sobre a sala de estar de plano aberto, então o foco principal é sempre sobre a natureza incrível que cerca a casa. As grandes janelas e portas do chão ao teto permitem a entrada de luz natural ideal para a casa, além de criar uma conexão perfeita com a floresta.