Convercycle:  moderna e inovadora

Já imaginou ter uma bicicleta do tamanho das suas necessidades? O designer alemão David Maurer desenvolveu a Convercycle, uma bicicleta compactada programada para atender as demandas da sociedade e que pode ser utilizada para passeio e como cargueira, para levar objetos e pesos maiores.

A Convercycle possui o peso de 18  quilos e é feita em estrutura de aço. A cesta tem 75 centímetros de comprimento e 43 centímetros de largura no ponto mais largo. A convercycle leva em média em 3 segundos para poder ser convertida em uma bike cargueira e sua capacidade para suportar peso é até 60 kg, tendo espaço suficiente para carregar pessoas, caixas ou outros utensílios.

 

Criação da Bike

O criador da geniosa bike, David Maurer, projetou o primeiro rascunho dos Convercycles em 2017. O designer deu início aos estudos da bicicleta em função dos problemas de espaço para guardar e transportar as bicicletas cargueiras comuns. As cargueiras  comuns foram projetadas com espaços em ferros na parte frontal da bicicleta, o que acaba incomodando visualmente ou até em questões práticas. Com o novo desenho, é possível levá-la em trens, ônibus e metrôs, e guardá-la dentro de apartamentos. O projeto foi acolhido pelos investidores Robert Kratz e Hubertus Osterwind, permitindo que a iniciativa ganhasse corpo em 2018 na cidade de Frankfurt.

Campanha

O projeto foi financiado em uma campanha coletiva na plataforma IndieGogo e conseguiu reunir 169 mil euros a fim de dar o pontapé inicial da produção das bicicletas, e que serão feitas por encomenda. Seu custo  benefício é um pouco alto para a população brasileira. A versão mais simples sai por 1099 euros, aproximadamente R$4.700,00. A bike na versão com assistência elétrica custa quase 1.400 euros, ou cerca de R$6 mil, tudo isso sem considerar as taxas de importação. O ideal seria produzi-las aqui no país. Mas ainda assim é uma ideia genial para quem costuma priorizar o tempo em bicicletas modernas e adaptá-las para necessidades pessoais.