Para quem não sabe a Califórnia é o quinto estado com maior economia no mundo. Para fazer valer esse título, o estado se comprometeu a gerar uma energia totalmente limpa até 2045, sem emissão de gás do efeito estufa.O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou uma lei para que o estado obtenha toda a sua energia de fontes renováveis até a data prevista. A lei posiciona a Califórnia entre as líderes mundiais em práticas sustentáveis. Além disso, Jerry assinou uma ordem executiva que exige neutralidade de carbono em todo o estado.

Em um primeiro momento, as empresas de energia elétrica devem obter 60% de sua energia até 2030 por meio de fontes renováveis ou livres de carbono. A ideia é que até 2045 elas tenham alcançado os 100%.

Os fabricantes do projeto de lei esperam que essa meta seja atingida em 2045, já que o estado está no caminho para atingir. No ano passado, 32% das vendas de energia comercial foram compradas de fontes renováveis. Então há esperança de crescimento. Segundo especialistas, as energias solares e eólicas representam 8% da produção de eletricidade nos Estados Unidos, e quase 20% na Califórnia.

Califórnia

A Califórnia é um dos 50 estados dos Estados Unidos, considerado o estado mais populoso do país, com 37 253 956 habitantes. A região é a terceiro em extensão territorial, abaixo apenas do Alasca e Texas. A Califórnia é o maior centro industrial dos Estados Unidos e líder nacional na produção de produtos agropecuários.

Das 20 maiores cidades dos Estados Unidos, quatro estão localizadas na Califórnia: Los Angeles, São José, San Diego e São Francisco. Sua capital, Sacramento, também é uma grande cidade. A região sul da Califórnia é densamente povoada, sendo que as duas maiores cidades do estado (Los Angeles e San Diego) estão localizadas ali.