Você já ouviu falar no Bike Sampa? Esse serviço de compartilhamento de bicicletas é patrocinado pelo Itaú Unibanco e operado pela Tembici. O sistema foi implantado no aniversário da cidade de São Paulo, dia 25 de janeiro, há um ano.

Após um ano, o novo sistema conta com 13 vezes mais viagens, 2.500 bicicletas nas ruas e 198 estações. Além disso, o sistema se consagrou em 2018 com a melhor bicicleta e tecnologia do mercado, se tornando um modal de transporte diário para milhares de paulistanos.

O novo sistema tem tecnologia da PBSC Urban Solutions, melhor solução de compartilhamento de bicicletas do mundo. O modelo implementado é o mesmo utilizado nas principais cidades mundiais, como Chicago, Guadalajara, Londres, Montreal, Barcelona e Toronto. São Paulo foi a segunda capital brasileira a ter as bicicletas renovadas, logo depois de Recife.

Banco Itaú e a mobilidade urbana

 

O Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo. A instituição financeira busca atuar na melhoria da mobilidade da cidade por meio de iniciativas que visam a diminuição do tráfego de transportes e o uso de serviços alternativos de locomoção. O banco é o único patrocinador de sistemas de compartilhamento de bicicletas no mundo que tem programas de dimensões internacionais. Atualmente, mantém cerca de 8.300 bicicletas, somando 20 milhões de viagens e contribuindo para a melhoria dos deslocamentos em Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), além de cidades em Pernambuco (PE), como Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, e também em Santiago, no Chile.

Tembeci

As grandes cidades estão se desenvolvendo e buscando melhorar a qualidade de vida e os serviços prestado como saúde, segurança e transportes. A Tembeci trabalha com serviço de bicicletas compartilhadas, seja urbana ou elétrica, para espaços públicos e privados.